APSIA

Apoios

Bem-vindo

Selecionar Idioma

Visitantes

Cessação do aeromodelismo no PUSIA

SUSPENSÃO e RETOMA de ACTIVIDADES na ENCOSTA
 
No dia 9 de Setembro 2016 a APSIA foi notificada por e-mail, do despacho de 10 de Setembro do Presidente Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), que "determina a cessação imediata do lançamento de aeromodelos" no nosso campo de voo em Santa Iria de Azóia.
 
Tratou-se de uma decisão que consideramos mal fundamentada  e tudo faremos para a contestar e reverter. Esta decisão revela desconhecimento da nossa actividade e sobretudo ignora o historial do aeromodelismo desenvolvido naquele local ao longo de mais de 40 anos, sem que alguma vez  se pudesse identificar uma situação de incidente ou risco de segurança para aeronaves originada pelo aeromodelismo. No final acabou por condicionar negativamente e de modo injusto a APSIA.

Até que se consiguisse demonstrar perante a ANAC que a nossa actividade não apresenta riscos que justifiquem tal decisão, e esta possa ser revertida, foi apelado para que essa proibição seja acatada por todos.

Este assunto foi logo debatido numa primeira reunião a 14 de Setembro com a ANAC,  que no final manifestou  abertura para que a actividade da APSIA neste local possa vir a ser autorizada mediante a sujeição a regras de segurança mais apertadas e segundo um plano detalhado que para o efeito lhes foi prontamente submetido pela Direcção da APSIA a 28 de Setembro.
 
A ANAC em resposta a essa proposta informou-nos numa reunião a 11 de Novembro de 2016 que a autorização de voo no local teria de ser coordenda ao abrigo de um protocolo a estabelecer com a NAV depois de efectuada uma Avaliação de Segurança Operacional.
 
Em contactos com a NAV confirmou-se no incio de 2017 que esta já tinha sido contactada para o efeito pela ANAC, e que em princípio nada obstaria da sua parte a que a nossa actividade em Santa Iria podesse vir a ser autorizada. Em Junho de 2017 ficou concluida pela NAV uma Avaliação de Segurança Operacional e desde então ficamos a aguardar que esse protocolo se possa vir a concretizar .

Entretanto foi concedida uma autorização pontual de voo na encosta para os dia 8 e 9 de Julho, para permitir a realização da nossa tradicional Prova de F3F (Sta Iria Race) e o que permitiu também a realização voos livres nessas datas a diversos associados que lá  compareceram. 

Finalmente no passado dia 19 de Outubro  de 2017 foi recebido um ofício da ANAC aprovando os termos de um protocolo a assinar entre a NAV e a APSIA ao abrigo do qual se autoriza a retoma da actividades na encosta de voo da APSIA.  Este protocolo amplamente debatido nomeadamente em Assembleia Geral da APSIA de 18 Novembro 2017, foi finalmente assinado em Dezembro de 2017  permitindo a retoma da actividade em novos moldes de segurança mais apertada (vide novas regras da encosta) .
 
 

Novidades

Actividade na Encosta